Em 2025, pela primeira vez, a exposição Olhares do Brasil estendeu-se para demais territórios. A partir disso, a edição Olhares do Brasil: América Latina recebeu cerca de 30 obras de artistas localizadas/os/es em diferentes países da América Latina. 11 obras foram selecionadas para uma exposição presencial na sede do Instituto de Políticas Públicas e Direitos Humanos - IPPDH do MERCOSUL, na cidade de Buenos Aires, Argentina.
As/os/es artistas enviaram suas obras, que abordam temáticas de direitos humanos, e relacionaram-nas com suas atuações em educação e cultura. Entre as 11 obras selecionadas, algumas das temáticas abordadas foram: direito à saúde, à alimentação, à liberdade de expressão, os direitos direitos das mulheres, dos povos indígenas, dos afrodescendentes, dos idosos, das crianças e adolescentes, entre outros.
OBRAS SELECIONADAS
Abyayalas
Diálogos (2022) – Um colóquio entre ausentes, mudos e desiguais. Um ensaio sobre as relações em tempos de pandemia da Covid-19. Os distanciamentos, as ausências e os silêncios. O silêncio que insiste em gritar durante essa infinita pandemia.
Vidas Pretas Importam
Tessitura de esperança
Sangre Latina – Amora
Representatividade
Eketé de Ogum
As meninas da Batucada
Gabino Ezeiza Deepfake
A Crespa
Mameluca
OBRAS INSCRITAS
NÃO FINJA QUE NÃO VÊ!
Van Gogh no Rio de Janeiro
Fogo nós racistas
Azucena y Mburucuyás
Ingravidez
Para a minha avó
AFRO
“Nunca achei que tinha permissão pra sonhar. Sempre tive que lidar com o aqui e agora. Meu sonho é poder sonhar”