Uma mulher de pele morena vestida com túnica branca segurando uma cesta de flores pintada com textura quadriculada sobre madeira maciça reaproveitada, recortada no contorno da figura, tamanho 46x23x1,7cm.
Artista, designer gráfico e musicista vivendo e trabalhando em São Paulo. A obra Mameluca faz parte da série mulheres coloridas na qual discuto a construção da imagem midiática e sua percepção como ideal estético e cultural. Esta imagem foi retirada do quadro de mesmo nome do artista holandês Eckhout que retratou alguns habitantes do Brasil no século XVII. A mameluca foi retratada com uma vestimenta europeia mostrando a mestiçagem e a aparente domesticação de uma selvagem brasileira para se tornar uma mulher gentil, distante de sua natureza livre, que se veste com discrição e serve ao dono da fazenda.
Meu trabalho reflete a formação de nossa memória cultural e herança colonial na medida em que, desde a colonização do Brasil, aprendemos a valorizar imagens europeias do que é civilizado, branco e puro ou sem mestiçagem, dos quais, nós os mulatos ou pardos, somos excluídos.